Nossa História

Nossa História

O SICOOB COPERSUL – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Três Pontas Ltda, foi fundado em 16/09/1982, sob a denominação de Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana do Sul de Minas Ltda - Copersul, por um grupo de produtores rurais associados à “Associação dos Plantadores de Cana de Minas Gerais - Minascana”, como objetivo de colaboração recíproca, promovendo o estímulo, o desenvolvimento progressivo e defesa de suas atividades econômicas. Em 12/07/1995 sua denominação social foi alterada para “Cooperativa de Crédito Rural dos Produtores da Região de Três Pontas Ltda – Copersul. Em 26/03/2004 em assembleia geral extraordinária foi alterada mais uma vez sua denominação social para Cooperativa de Crédito Rural dos Produtores da Região de Três Pontas Ltda – SICOOB COPERSUL, respeitando a legislação em vigor e as normas internas do Sicoob Central Crediminas, no qual a Cooperativa estava filiada. Na assembleia geral extraordinária realizada em 24/07/2009, com objetivo de ampliar o quadro social, a cooperativa foi autorizada pelo Banco Central a trabalhar com livre admissão de associados, alterando sua denominação para Cooperativa de Crédito da Região de Três Pontas Ltda – SICOOB COPERSUL. Com o advento da Lei Complementar nº 130/09 e Resolução CMN nº 3.859/10, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e normatiza a constituição e funcionamento das cooperativas de crédito, houve mais uma vez a alteração da sua denominação social para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Três Pontas Ltda – SICOOB COPERSUL, aprovada em assembleia geral extraordinária realizada no dia 07/04/2013.

   O SICOOB COPERSUL possui sua sede social na cidade de Três Pontas, e conta ainda com mais 03 Postos de Atendimento (PA’s) nas cidades de Nepomuceno, Coqueiral e Santana da Vargem.

A atividade preponderante do Sicoob Copersul é a operação na área creditícia, tendo como finalidade:

- proporcionar, através da mutualidade, assistência financeira aos associados;

- a formação educacional de seus associados, no sentido de fomentar o cooperativismo, através da ajuda mútua da economia sistemática e do uso adequado do crédito;

- praticar, nos termos dos normativos vigentes, as seguintes operações, dentre outras: captação de recursos, concessão de créditos, prestação de garantias, prestação de serviços, formalização de convênios com outras instituições financeiras e aplicação de recursos no mercado financeiro, inclusive depósitos a prazo, visando preservar o poder de compra da moeda e remunerar os recursos.

     O SICOOB COPERSUL, pautado na credibilidade e confiança dos seus associados, vem crescendo a cada dia e hoje conta com 3.375 associados.

    Nossa missão é gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e às suas comunidades.